O Três Figueiras foi fundado em 27 de Março de 2008 com o intuito de reunir amigos que estudaram durante anos na mesma Escola. Desta forma, três amigos (Felipe, Bruno e Vicente) decidiram criar uma equipe de futebol de campo para disputar os campeonatos da várzea de Porto Alegre e, principalmente, idealizar a amizade, o “trago” de todo final de semana, a competitividade e a raça!
Após algumas “reuniões”, ficou definido o nome de TRÊS FIGUEIRAS FUTEBOL E RAÇA para lembrar o bairro onde os mesmos passaram grande parte da vida conquistando títulos com a escola nos campeonatos colegiais e municipais e marcar no nome da “esquadrilha” a principal condição para vestir o manto tricolor: a raça (amigos/jogadores que dão o sangue em campo por cada jogada). Depois, decidiram fazer o Figueira ser “tricolor”, predominando a cor verde, com detalhes em preto e branco.
Sendo assim, o primeiro passo já havia sido dado. Faltavam as peleias, as competições, as preparações para as “batalhas”!
Então, o ano de 2008 marcou a estreia da “esquadrilha” na várzea, com a disputa do Parcão (eliminação na 1ª fase) no 1º semestre e da Copa Uefa (eliminação nas oitavas) no 2º semestre. O treinador escolhido para assumir a “bronca” foi Felipe Silva.
Em 2009, com um grupo bem modificado, mais maduro e qualificado, os resultados começaram a aparecer.
No 1º semestre do mesmo ano, o TRÊS FIGUEIRAS fez uma grande campanha no Parcão/09, eliminando adversários de tradição como Huracán (na 1ª fase), Barcelona (nas quartas) e Moinhos (disputa do 3º lugar), perdendo apenas 2 partidas das 12 disputadas, para Treze (campeão) e Vila Real (vice-campeão). Com o 3º lugar conquistado, a “esquadrilha” garantiu vaga no Municipal de POA, principal competição da várzea da cidade. Com muitos desfalques e somente com 11 atletas nas partidas, acabou eliminado na 1ª fase;
Veio o 2º semestre e surgiu o convite da Liga Clausura para disputar a 1ª edição da competição, uma bela iniciativa e que mostrou que a escolha do Figueira foi certeira! O campeonato foi um sucesso, com uma grande organização, muita credibilidade e, para completar…veio o tão sonhado título, com uma bela campanha e grandes vitórias nas fases finais contra 2 duríssimos adversários: União Racing (na semi-final, por 3×0) e Lokomotiv (na final, por 4×1), conquistando o 1º caneco e consagrando a melhor participação do Figueira em competições amadoras!
Em 2010, também convidado pela Liga Clausura, a “esquadrilha” disputou o torneio de verão, em Capão da Canoa, com mais 4 times: Lokomotiv, Gaudério e Millionários. Desta vez o caneco não veio e a “esquadrilha” terminou na 3ª colocação do torneio.
No 1º semestre deste ano, após alguns amistosos e muita desorganização, o Figueira disputou o Parcão, onde o resultado foi uma péssima campanha e uma eliminação na 1ª fase com apenas 2 vitórias em 7 jogos.
Depois disto, diversos atletas deixaram a equipe e o comando técnico também foi modificado, assumindo José Eduardo Senna, mais conhecido como Mano “Zé”. A “esquadrilha” disputou 7 amistosos com o novo treinador, conquistando 6 vitórias e 1 empate, visando a estreia no dia 7 de Agosto contra o União Racing e, principalmente, a dura caminhada rumo ao tão sonhado bi-campeonato.
“Lutar? Sempre…Desistir? Jamais”, Três Figueiras Futebol e Raça!
Nenhum comentário: